Sonho

UM SONHO de Picasso

A página aqui é branca, vazia, extinta. Sobrecarga de lembranças…

 

Um Sonho de Picasso dá continuidade ao Projeto Picasso iniciado com O Desejo…, que valendo-se  da inventiva e supreendente obra dramática do artista, inicia uma pesquisa de linguagem baseada na busca da presença cênica do performer, do estado de jogo e da improvisação. Tendo o texto As Quatro Meninas como base, o grupo debruçou-se sobre o universo surrealista proposto pelo autor, embarcando em seu poético e feroz fluxo de consciência e de formação de imagens. Neste fluxo figuras infantis se formam, se encontram, se transformam, misturam-se a ações, imagens, textos, para logo depois desvanecer, como num sonho. Temas como a guerra, a morte, a destruição, a solidão e o renascimento, dançam e brincam com as meninas de Picasso, apresentadas pelo Barraquatro em um espetáculo dinâmico, imagético e sensível, conduzido pela busca e conquista de um refinado estado de jogo. A infância que buscamos aqui está relacionada ao estado de presença, capacidade de jogar, bem como a forma de olhar para o mundo pela primeira vez e não a representação de crianças. Tendo como ponto de partida a cruel e esperançosa infância descrita por Picasso, nossas próprias lembraças da época e trechos de Clarice Lispector e literatura infantil construímos uma dramaturgia própria, que só toma forma na presença dos jogadores e só se completa nas relações e interpretações estabelecidas por cada espectador.

SINOPSE

Seguindo a trilha dos surpreendentes escritos dramáticos do pintor espanhol Pablo Picasso, o Grupo Barraquatro dá continuidade à pesquisa de linguagem iniciada no espetáculo Projeto 1: Desejo. Nesta segunda etapa as necessidades básicas abordadas em Desejo dão lugar ás necessidades emocionais e espirituais, levando o grupo a brincar com os limites entre sonho e realidade. Tal brincadeira se torna o instrumento através do qual um mundo de tempo e espaço não lineares, repleto de imagens e ludicidade, construído pelos cinco atores é revelado e compartilhado. Durante esta incursão estendemos ao público nossa própria questão:

Como são seus sonhos?

Elenco:

Carolina Pommer

Daniela Dutra

Juliana Morosini Dias**

Kaya Rodrigues**

Thiago Pirajira*

Iluminação:

Bathista Freire

Parceiros de trabalho:

Daniel Fraga (direção) , Adriana Somacal (produção), Alex Barbosa (edição de trilha sonora, filmagem e edição vídeo) Maria Helena Borgmann (confecção de figurinos), Bruno Pommer (material gráfico do Sonho) Graph Idéia (impressão de material gráfico).

* Projeto de Estágio I
** Projeto de Estágio II

Deixe um comentário